sábado, 16 de junho de 2012

CURSO COM LUÍZA LOBO

MINICURSO DE ÉPICA NA

LITERATURA BRASILEIRA
(TRANSCRITO DO SITE DA AML)

Pela professora Doutora Luiza Lobo, docente de pós-graduação na faculdade de Letras da UFRJ; da Academia Brasileira de Filosofia; correspondente da Academia Maranhense de Letras.
De 18 a 21 de junho de 2012, das 17:00 às 20:00 horas. Inscrições na Secretaria da Academia: Rua da Paz, n°84 – Centro. Certificados a quem tiver 75% de comparecimento. Taxa de inscrição, R$20,00.
EMENTA: dirigido ao público em geral, e especialmente a alunos do curso de Letras. Objetivo examinar os mais importantes escritores da Literatura Brasileira que escreveram epopeias, tais como Domingos Gonçalves de Magalhães. Será proposta uma comparação entre o Indianismo de Sousândrade os poemas épicos O Guesa, de Sousândrade e Os timbiras, de Gonçalves dias. Com base no conceito de Emil Staiger de que o épico existe como gênero ou como uma característica geral presente também noutros gêneros, será discutido o romance Iracema de José de Alencar, visando a definir da importância da épica cristã romântica neste autor assim como no poema O Guesa

sexta-feira, 1 de junho de 2012

ilhavirtual 13

Está em suas mãos o 13º número do Ilhavirtualpontocom, os seguintes destaques:
- Resultado do I Concurso Papoético de Poesia
- Entrevista com Wilson Martins
- A Faca e o Rio
- Poema de Gonçalves Dias
- Convocação para Projeto Gonçalves Dias
- Curso na Academia Maranhense de Letras


Você pode baixar ou ler em PDF o informativo clicando AQUI, ou expandindo a imagem abaixo.


Boa leitura