segunda-feira, 19 de setembro de 2011

JORNAL VIRTUAL Nº 5

Caríssimos amigo,

Aqui está o quinto número do ILHAVIRTUALPONTOCOM, nosso informativo destinado a promover e divulgar a literatura maranhense. 
Continuamos a aceitar colaborações em forma de artigos, resenhas, contos, crônicas, poemas, etc.
Uma boa leitura para todos


Para baixar o jornal em PDF, clique AQUI








quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Lançamento de livro

Recebemos por e-mail este comunicado do poeta Paulo Melo Sousa e aproveitamos para convidar a todos para mais uma edição do Papo Poético

Dia 15 de setembro de 2011, quinta-feira, às 20 horas, lançamento do Livro “A SINA DO ESPANTALHO”, de autoria do poeta Oton Cardoso. Na ocasião, será apresentado o vídeo “POR QUE CHORA O RIO ANIL”, de autoria de Sílvio Rayol.

Haverá recital de poesia e gravação de vídeo sobre o lançamento.

                                     
                        O livro “A Sina do Espantalho”, de autoria de Oton Cardoso, é um livro de poesias que tem como tema de fundo o drama vivido por um artista que, por ter alterado sua obra, após inscrevê-la em um concurso, vê-se impedido de participar do certame, não podendo sequer deixar seu quadro (O Espantalho) ao lado da exposição, somente para que pudesse ser apreciado.

“POR QUE CHORA O RIO ANIL”

                        O vídeo “Por Que Chora o Rio Anil”, de autoria de Sílvio Rayol, é uma produção de baixa resolução, documentário, realizado com captação de imagens, incluindo sons diretos e depoimento, com texto adaptado da poesia “Rio Anil”, de autoria do poeta Oton Cardoso, além de trilha sonora original.

 
1 - APRESENTAÇÃODA POESIA: “RIO ANIL” – Pela atriz Heidy Ataídes
3 – APRESENTAÇÃO DA POESIA: “OS ARTISTAS” – Pela atriz Letycia Oliveira
4 – APRESENTAÇÃO DA POESIA: “POBRES CHOUPANAS DE PALHA” –Pela atriz Heidy Ataídes
5 – APRESENTAÇÃO DA POESIA: “O PRAZER” – Pela atriz Letycia Oliveira
6 - APRESENTAÇÃO DA POESIA: “A MORTE DE UM POETA” – Pela atriz Heidy Ataídes
7 – APRESENTAÇÃO DA POESIA: “O ESPANTALHO” – Pela atriz Letycia Oliveira.
8 – APRESENTAÇÃO DA POESIA: “FRIDA KAHLO” – Pelas atrizes Heidy e Letycia.
Completamos no dia 25 de agosto 9 (nove) meses de debates (desde 25 de novembro de 2010), no Sebo do Chiquinho.  RUA DE SÃO JOÃO (ESQUINA COM RUA DOS AFOGADOS, ONDE TEM UM SEMÁFORO), 389 – A, ALTOS DO BANCO BOMSUCESSO, ENTRADA PELA RUA DE SÃO JOÃO. Lá funciona um barzinho com som de primeira. Papos sobre arte e cultura. Espaço para leituras de poesia, contos e performances.

sábado, 3 de setembro de 2011

RIO ANIL - II FEIRA DO LIVRO

Os amantes da literatura têm mais uma chance de conviver com os livros. Trata-se da II Feira do Livro que já está em andamento no Rio Anil Shopping, no Turu.
Nos standes, o visitante poderá entrar em contato com milheres de títulos em preços bastante variados, podendo adquirir exemplares de várias editoras e ainda por cima conhecer alguns autores maranhenses que sempre circulam pelo local.
Leia abaixo o texto de divulgação elaborado pelos organizaores do evento

Neste mês de aniversário, a cidade de São Luís ganha de presente uma programação cultural especial para comemorar os seus 399 anos de fundação. A Associação de Livreiros do Estado do Maranhão promoverá a 2ª Feira do Livro no Shopping Rio Anil (Turu) de 01 a 18 de setembro. São 15 estandes e mais de 20 mil títulos de 54 editoras. A feira será aberta nesta quinta, às 10hs, na Galeria de Eventos do Rio Anil Shopping, no espaço de acesso às lojas pelo estacionamento coberto.

A programação cultural e artística da 2ª Feira do Livro no Shopping Rio Anil: “Comunidade Lendo, São Luís Crescendo”, terá sorteios diários de livros, CDs e DVDs para o público de todas as idades, lançamentos literários, tardes/noites de autógrafos com autores maranhenses e convidados, teatro infantis que estimula o hábito da leitura nas crianças e adolescentes. O público poderá manusear e adquirir os livros de ficção, não-ficção, literários e técnico-científicos de todas as áreas do conhecimento.
A irmã Maria da Glória, da Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão, destaca a importância da feira para resgatar, valorizar e estimular a tradição literária local. “Queremos recuperar essa valiosa tradição de São Luís, Athenas Maranhense. Terra abençoada pela produção de conhecimentos literários e pensamentos iluminados de várias gerações de escritores”, disse Maria da Glória. O livreiro Milton Lira também enfatizou o compromisso da Feira com a formação de novos leitores.

“Por meio da realização desta 2º Feira do Livro no Shopping, a Associação dos Livreiros do Maranhão e o Rio Anil estimulam o hábito da leitura no público de todas as idades. A feira é estratégica para incentivar crianças, jovens e adultos lerem”, disse Lima. As 15 livrarias participantes são Paulinas, Saci-Pererê, Paulus, Vozes, Banca dos Concursos, Distelma, Socorro, Nobel, Mundo de Sofia, Prazer de Ler, CPAD, DML, Federação Espírita (Femar), Perfomance e Tambores. Participe e leve a família.


quinta-feira, 1 de setembro de 2011

QUINTA - DIA DE PAPO POÉTICO

PAPO POÉTICO é um interessante projeto que busca levar ao público interessado em arte momentos de boa música, debates sobre filosofia, arte, literatura... Além de ser a oportunidade de pessoas com interesses em comum trocarem ideias acerca de seus temas preferidos.


Nesta quinta-feira, 1º de setembro, às 19h30, no Papoético, Bate Papo
 sobre Sebo Cultural, uma ideia, com: Joãozinho Ribeiro (compositor,
 produtor cultural, poeta)

 Vale a pena conferir...

Os encontros acontecem no Sebo do Chiquinho 
(CHICO DISCOS).  
 RUA DE SÃO JOÃO (ESQUINA COM RUA DOS AFOGADOS, ONDE TEM UM SEMÁFORO), 389 – A, ALTOS DO BANCO BOMSUCESSO, ENTRADA PELA RUA DE SÃO JOÃO.