domingo, 1 de maio de 2011

LANÇAMENTO

O ANTOLÓGICO JOSÉ MARIA NASCIMENTO

Na última quinta-feira do mês de abril, em um dos salões do Convento das Mercês, foi lançado o livro Antologia Poética, do poeta maranhense José Maria Nascimento. Se não havia um grande público fazendo fila para adquirir o livro – seria inacreditável se tivesse, pois continuamos dando pouco valor aos nossos autores – pelo menos havia um grupo seleto e dedicado às letras para privilegiar o escritor que, com esse lançamento comemora seus 50 anos de poesia, completados em 2010.
Na plateia, nomes ilustres como José Ewerton Neto (cronista, poeta e prosador), Nauro Machado (poeta e ensaísta), Ceres Costa Fernandes (professora, cronista e ensaísta), José Carlos Sousa e Silva (advogado e escritor), Chagas Val (poeta), Laura Amélia Damous (poetisa), Sebastião Moreira Duarte (professor, ensaísta e crítico literário) e Joaquim Itapary (cronista e pesquisador), além de outras personalidades que acolheram ao pedido do homenageado para o lançamento.
Como sempre, parece que a juventude, principalmente representada por estudantes universitários, continua ausente dos lançamentos que acontecem em nossa cidade. Parece que a literatura não tem o poder de atrair os jovens, que, seguramente têm muitos outros afazeres culturais e não podem perder tempo com essa tal de literatura.
José Maria Nascimento, com suas sete décadas de vida, com cinquenta anos de dedicação à poesia, não precisaria de apresentação. Mas, infelizmente, não é bem assim. Mesmo com tantas páginas publicadas, o escritor ainda passa despercebido da maioria das pessoas que cruzam com ele pelas ruas da cidade e não se dão conta de que passam por um homem que respira, come bebe e sua poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário