quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

DO FUNDO DO BAÚ


Remexendo fotos antigas, encontrei essa verdadeira raridade tirada por mim nos idos anos de 1992 ou 1993, em Bacabal, durante um encontro de Letras.


Parecia que o destino estava reservando um momento especial para aqueles jovens estudantes que nem imaginavam um dia fazerem parte da história literária do Maranhão.

Lembro-me muito bem da ocasião. O reservado Nauro Machado relutou um pouco a fazer parte da foto. José Maria Nascimento, sorridente, não precisou de muitos argumentos. O mesmo aconteceu com Eudes, que acabava de ministrar uma palestra.

Um pouco atrás de Nauro, está Ricardo André, que hoje assina com o nome de Ricado Leão e que se tornou uma das grande autoridades na obra do poeta da Trindade Dantesca. Ela nunca iria imaginar que, anos depois, ele e Nauro seriam grandes amigos

Na outra ponta, está Antônio Aílton, que adorava declamar poemas e que sempre encantou com sua simpatia. Bem na frente, temos Dino Cavalvante, amigo de sempre que também relutou um pouco a tirar a foto.

Eu, humildemente, tirei a foto, em uma máquina analógica, o que na época era um luxo. Não apareci, mas guardei na memória o momento em que o destino caprichosamente juntou duas gerações de amantes da literatura.

Esse breve contato com os mestres foi seguramente, um dos impuisos para que Dino, Ricardo, Ailton e eu percebéssemos que a literatura era o nosso caminho.

2 comentários:

  1. Gostei do que li, voltarei sempre que puder. Sou aquele rapaz da palestra sobre Coelho Neto, o qual lhe deveria ter entregue um livro, o que escreveu, mas esqueceu. Dê uma olhada nos meus blogs, tem alguns textos e poemas meus neles.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Essa foto é realmente uma raridade, linda, Dino está hilário e o Ricardo, meu Deus! Impressionante, vê-los hoje e saber que velhos sonhos se realizaram, deve ser algo incrivel, vcs admiravam e ainda admiram esses poetas e hoje há pessoas que admiram vcs, como eu, por exemplo. Hoje, vcs fazem parte da historia literaria que estudavam, é um orgulho.

    Mariane

    ResponderExcluir