domingo, 25 de outubro de 2009

7ª SALIMP


LIVROS EM FESTA NO SALÃO

José Neres



O grande poeta Castro Alves dizia em um de seus poemas que “bendito é o que semeia livros, livros à mão cheia e manda o povo pensar...” E ele tinha razão. Semear livros é uma das formas mais eficientes de transformar o árido solo da ignorância em um fértil terreno de cultivo da Palavra e das ideias. Durante muito tempo, investir em livros era atitude de pessoas muito ricas ou de quem tivesse muito tempo a perder. Hoje, felizmente, isso está mudando e investir em cultura deixou de ser um ônus para tornar-se alavanca para o progresso.

Tendo como uma das finalidades o fomento à semeadura da palavra escrita para um povo que não estava acostumado a manusear livros, surgem as chamadas feiras de livros, que, muito mais que um comércio de obras, tornaram-se, aos poucos, ponto de encontro de intelectuais e oportunidade de aparecimento de novos talentos.

O Maranhão, estado conhecido pelo seu apego às questões literárias, ficou, por razões diversas, alheio essa valorosa contribuição cultural que pode ser dada pelas feiras e encontros voltados para a circulação dos livros, nos últimos anos tem despertado para esse nicho que estava esquecido, mas que apresenta boas perspectivas de crescimento. Hoje, já podemos contar com eventos do nível do Festival Geia de Literatura, que reúne anualmente, em São José de Ribamar, milhares de pessoas dispostas a manterem um contato mais próximo com os escritores maranhenses; a Feira do Livro de São Luís, que logo em suas duas primeiras edições se solidificou como um dos grandes eventos literários do País; e a Salimp, o Salão do Livro de Imperatriz, que, em sua sétima edição, deixa bem claro que nada deixa a dever para os demais eventos nacionais.

Organizada pela Academia Imperatrizense de Letras, em parceria com os governos municipal e estadual, a Salimp traz para os cidadãos de Imperatriz e para os visitantes a oportunidade de entrar em contato com escritores de renome nacional e, ao mesmo tempo, tomar conhecimento do que é produzido pelos intelectuais locais. O público teve a oportunidade de ver reunidas, em um mesmo local, personalidades como Nauro Machado, Sebastião Moreira Duarte, Edmilson Sanches, Agostinho Noleto Arlete Nogueira, Arnaldo Monteiro, Weliton Carvalho e Adalberto Franklin, escritores que já têm um a história no campo das letras, ao lado de uma geração mais jovem que começa a escrever seu nome em um possível panteon ainda a ser formado e solidificado, como é o caso de Ariston de França, Allanna Sanches, Ricardo Caval, Phellipe Duarte e outros jovens escritores que lançaram suas obras durante o evento.

Como o papel do Salão é também o de inocular no corpo e na alma dos mais jovens o gosto pela leitura e despertar o interesse pelo livro, os colégios também contribuíram levando estudantes das mais diversas faixas etárias para um passeio pelos corredores repletos de obras, de palavras, e de sonhos. É sempre interessante ver auma filinha de meninos e meninas, devidamente monitorados por seus professores, circulando entres os stands e arregalando os olhos a cada descoberta de um mundo de tinta e de papel. Certamente o contato mais efetivo com os livros, com leitores e com os escritores deixará marcas positivas na cabeça dessas crianças que, em breve, estarão também produzindo seus textos artísticos.

Outro detalhe interessante da 7ª Salimp foi a transmissão ao vivo de palestras e lançamentos de livros pela rede mundial de computadores. Com isso, quem estava impossibilitado de comparecer ao Centro de Convenções de Imperatriz, poderia acompanhar as falas dos palestrantes em qualquer lugar do mundo, o que serviu como elemento essencial para a divulgação do evento além das limitações do espaço.

Então, se semear livros e informações é motivo para bendizer alguém, Imperatriz, seu povo e os organizadores do Salão do Livro estão de parabéns e merecem todos o parabéns, pela valorização da leitura. Esperemos também que a oitava edição seja ainda melhor e com um público ainda mais ávido de informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário