sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Mais que dois simples telefonemas

Um ano que termina bem tem que, obrigatoriamente, passar o bastão para outro que não pode decepcionar.
Meu 2008 terminou de forma agradável e sem sobressaltos, mas com grandes alegrias. Para começar, o poeta e editor Alberico Carneiro me presenteou com a publicação de meu artigo POESIA MARANHENSE HOJE, nas páginas do suplemento Guesa Errante. Não teria como não ficar agradecido...
No final da tarde, meu telefone tocou. Poderia ser apenas mais uma pessoa desejando-me um feliz 2009, mas não era. Era a minha ilustre escritora e amiga Arlete Nogueira parabenizando-me pelo artigo publicado no Jornal Pequeno. Sempre amável e gentil, Arlete elogiou a publicação do artigo e lembrou que a geração que está começando a despontar neste início de século, mas que já está cavando seu espaço há mais de dez anos é muito boa, estudiosa e criativa. Ela lembrou nomes como Bioque Mesito, Ricardo Leão e Antônio Ailton... Ela tem razão. Estes são, juntam,ente com outros, nomes que farão história em nossas letras em um futuro não muito distante.
2009 começou e, para não perder o ritmo, li logo meu primeiro livro do ano (no post seguinte falarei dele) e comemorei com a família o início de um novo momento.
No dia dois, para surpresa minha, recebo um outro telefonema. Desta feita é a dona Yvonne Montello, desejando-me um ano de muito sucesso e me parabenizando pelo livro Montello: O Benjamim da Academia. Ela me disse que ficou emocionada ao ler o livro que, segundo palavras dela "foi escrito seguramente com o coração". Sua voz denunciava uma forte emoção ao lembrar o campanheiro de décadas e que foi relembrado nas páginas de um livro que resgata sua luta por uma vaga na Academia Brasileira de Letras.
Para terminar este primeiro momento de 2009, trago a público este blog, que somado ao meu site, devem trazer algumas infomações sobre nossas letras. Cada livro maranhense lido será aqui comentado, como homenagem aos escritores que tanto lutam pelo sucesso de nossas letras.

4 comentários:

  1. [b][green] Caríssimo mestre, eu Lêda estou aqui na casa da amiga Dilminha, estávamos a tarde inteira de uma folga que nos demos, e passeamos pelo seu mais novo trabalho via internet, o seu lindo e recheado BLOG. Maravilhoso!!!Rico!!como sempre e só temos aprendido mais ..Feliz ano novo de coisas novas!!

    Um abraço mestre amado!!!Lêda Tôrres e Dilminha Diniz

    ResponderExcluir
  2. Neres

    Como poderia o tempo não deixar de apresentar o Sol em todo seu explendor, assim é a nossa vida depois que te conhecer, em você querido podemos encontrar diversas qualidades em um único ser.
    A Literatura Maranhense, como toda do Brasil agradece sua existência.
    Parabéns!
    carinhosamente
    Antonia Moura

    ResponderExcluir
  3. Neres

    Que Livro!

    Em cada palavra, cada sentido, cada emoção que senti quando li o livro Montello, assim como o prazer de ler este maravilhoso trabalho, pode me fazer perceber que uma grande qualidade existente no ser humano, não é somente ter o dom de ser bom em qualquer coisa, mais ter a capacidade de tornar qualquer coisa boa.
    Você e as letras: Cumplicidade e Dom.
    Sucesso menino!
    Que bom poder te parabenizar!!!!

    Tua amiga e ex-futura aluna
    Antonia Moura

    ResponderExcluir
  4. Neres

    Montello, que Maravilha!
    A cada palavra, cada sentimento, cada emoção pude perceber como é importante ter um dom. E
    algo que é especial no ser humano, não é a capacidade de fazer alguma coisa boa, mas antes de tudo, ser bom em tudo que se faz!
    Que livro!
    Valeu a pena esperar!
    Que venham: Firmina,Gonçalves,Azevedo,Sousândrade, Drummond

    da amiga e ex-futura aluna

    Antonia Moura

    ResponderExcluir